A banda que serve de modelo para o U2, segundo Bono
Vocalista diz que tinha três anos quando ouviu a música desse grupo pela primeira vez — e que, desde então, teve consciência de que a vida é boa
Guilherme Gonçalves (@guiiilherme_agb) com pauta de Igor Miranda
Publicado em 10/05/2025, às 09h00
Assim como influenciou e continua influenciando diversos outros artistas, o U2 também teve um ponto de partida marcado por uma banda que serviu como grande inspiração. Segundo o vocalista Bono, esse divisor de águas se deu ainda na infância — e foi quando ouviu Beatles pela primeira vez.
No próprio site oficial do U2, o cantor relatou como aconteceu essa epifania. Na época, ele era apenas um garotinho vivendo no norte de Dublin, na Irlanda.
"Eu tinha três anos e estava no quintal da Cedarwood Road, número 10. Eu associo a música (dos Beatles) ao cheiro da grama recém-cortada enquanto eu estava deitado de costas no gramado úmido depois que meu pai cortou a grama."
O vocalista continua:
"A música no rádio parecia uma força vital. Como se pela primeira vez eu tivesse consciência de que estava vivo e de que estar vivo era uma ideia muito, muito boa."

Bono, U2 e a influência dos Beatles
Bono considera que a influência dos Beatles extrapolou a infância e foi decisiva em várias etapas do U2, desde a formação até as escolhas estéticas, de composição e gravação.
A própria configuração com quatro integrantes no U2 teria sido um desenrolar direto do que o encantou no quarteto de Liverpool, bem como as possibilidades criativas em estúdio, algo que os Beatles exploraram bastante em sua fase madura.
Sobre isso, Bono declarou a Andrea Mitchell, da rede de televisão MSNBC, que continua se inspirando nos garotos de Liverpool.
"Ainda vejo (os Beatles) como modelos do que pode ser alcançado quando quatro pessoas entram em uma sala e começam a experimentar."
E conclui, sobre o pioneirismo de John Lennon, Paul McCartney e companhia:
"Se você vem de um bairro de Dublin ou Liverpool para os Estados Unidos e descobre as raízes da soul music, do blues e outras coisas, isso pode ou não te influenciar, mas certamente abre seus olhos e ouvidos. E eles foram os primeiros a fazer isso."
+++ LEIA MAIS: A curiosa guitarra que salvou o grande hit do U2
+++ LEIA MAIS: O dia em que Robbie Williams ficou chapado de cogumelo na casa de Bono
+++ LEIA MAIS: A única música realmente rock ‘n’ roll do U2, segundo The Edge
+++ Siga a Rolling Stone Brasil @rollingstonebrasil no Instagram