Billy Joel é diagnosticado com doença no cérebro e cancela shows
‘Peço sinceras desculpas por decepcionar nosso público’, disse em comunicado após revelar diagnóstico
Andy Greene / Roling Stone EUA
Publicado em 24/05/2025, às 13h38
Billy Joel cancelou todos os 17 shows que faria na América do Norte e na Inglaterra após ser diagnosticado com hidrocefalia de pressão normal (HPN).
O comunicado, publicado pela equipe do músico, diz:
“Essa condição foi agravada por apresentações recentes, levando a problemas de audição, visão e equilíbrio. Sob orientação de seu médico, Billy está fazendo fisioterapia específica e foi aconselhado a não se apresentar durante esse período de recuperação. Billy está agradecido pelos excelentes cuidados que está recebendo e está totalmente comprometido em priorizar sua saúde.”
“Sinto muito por desapontar nosso público”, disse o artista em um comunicado, “e obrigado pela compreensão”. A hidrocefalia de pressão normal é um distúrbio cerebral em que o excesso de líquido cefalorraquidiano se acumula nos ventrículos do cérebro.
Uma explicação no site da Cleveland Clinic explica:
“[Ela] pode afetar várias habilidades relacionadas ao cérebro, incluindo pensar e se concentrar, memória, movimento e mais. Os sintomas da HPN se parecem muito com os da demência, mas às vezes a HPN é reversível.”
O último show de Joel aconteceu em 22 de fevereiro na Mohegan Sun Arena, em Uncasville, Connecticut. Perto do fim da apresentação, ele caiu de costas após lançar o pedestal do microfone para um membro da equipe, mas se levantou rapidamente e terminou o show.
Um mês depois, Joel anunciou que faria uma pausa de quatro meses dos palcos devido a uma “condição médica” que exigia cirurgia e fisioterapia. Ele planejava retornar no dia 5 de julho, em Pittsburgh, Pensilvânia.
O músico disse em comunicado:
“Embora eu lamente adiar qualquer show, minha saúde deve vir em primeiro lugar. Estou ansioso para voltar aos palcos e compartilhar a alegria da música ao vivo com nossos fãs incríveis. Obrigado pela compreensão.”
Não está claro se os problemas médicos da época estavam relacionados à hidrocefalia de pressão normal. O distúrbio afeta cerca de 0,2% das pessoas na faixa dos 70 anos e causa dificuldades na marcha, problemas de controle da bexiga e dificuldades cognitivas. O tratamento mais comum envolve uma cirurgia em que um dispositivo conhecido como derivação (shunt) é implantado para remover o excesso de líquido.
“A hidrocefalia de pressão normal (HPN) é incomum entre as condições semelhantes à demência porque muitas vezes é reversível,” segundo a Cleveland Clinic. “No entanto, as chances de reverter essa condição são maiores com diagnóstico precoce e tratamento rápido. Atrasos no diagnóstico e no tratamento aumentam a probabilidade de que os danos ao cérebro causados pela pressão sejam permanentes, graves ou ambos.”
Aos 76 anos, Billy Joel encerrou sua residência de dez anos no Madison Square Garden em julho de 2024. Nos meses seguintes, continuou em turnê pelos Estados Unidos e Inglaterra, fazendo cerca de dois shows por mês. O artista não lança um álbum com músicas pop inéditas desde River of Dreams (1993), embora em fevereiro de 2024 tenha colaborado com o compositor e produtor Freddy Wexler no single “Turn the Lights Back On”. Ele estreou a canção no Grammy daquele mês e a apresentou ao vivo algumas vezes, mas a música saiu de seu setlist em junho e nunca mais voltou.

Apesar da ausência de material novo, Billy Joel continua sendo um dos artistas mais populares em turnê no mundo. Sua turnê de incluía shows no Yankee Stadium e Citi Field, em Nova York, e no MetLife Stadium, em East Rutherford, Nova Jersey. Os ingressos para todos os shows serão reembolsados integralmente.
+++ LEIA MAIS: Como Michael Jackson fez 'We Are the World' chegar a 5 mil rádios simultaneamente [FLASHBACK]
+++ LEIA MAIS: A opinião crítica de Billy Joel sobre o próprio hit “Piano Man”
+++ LEIA MAIS: O dia em que Stevie Wonder ensinou Bob Dylan a cantar como Bob Dylan, segundo Billy Joel