Por que Ney Matogrosso não está no filme de Cazuza
Ao contrário de 'Homem com H', que retrata o romance dos dois, cinebiografia do ex-Barão Vermelho lançada em 2004 não fez menção ao relacionamento
Guilherme Gonçalves (@guiiilherme_agb) com pauta de Igor Miranda
Publicado em 25/06/2025, às 16h37
Homem com H, cinebiografia de Ney Matogrosso lançada este ano e que vem arrebatando o público nos cinemas e no streaming, faz uma reparação histórica importante. O filme enfim retrata um dos romances mais emblemáticos da música brasileira, entre Ney e Cazuza.
Trata-se de algo, em tese, elementar, mas que foi "apagado" em uma cinebiografia anterior: Cazuza - O Tempo Não Para. Este filme, dirigido por Sandra Werneck e Walter Carvalho, saiu em 2004.
Personagem diretamente ligado à história, Ney Matogrosso admite que ficou desapontado por não ter sido incluído no filme lançado há 21 anos.
Em seu livro de memórias, Vira-Lata de Raça (2018), Ney afirmou (via Metropoles):
"Quando me lembro do filme que fizeram sobre ele (Cazuza), eu fico triste. Não é falar mal, mas é muito reducionista. Ele era muito mais do que aquilo que tentaram retratar, isso me incomoda. É impossível descrever a vida de um ser humano em um filme, mas quem conhece a história real fica chocado com o resultado. 'Cadê você no filme, Ney?', me perguntam o tempo todo. Essa é a pergunta que todos fazem, e que a diretora e o produtor do filme devem responder."
Na verdade, mais à frente no livro o próprio Ney conta que ouviu de Sandra Werneck seu argumento para não tê-lo incluído no filme.
Ele recorda:
"Falei de toda a nossa trajetória e nosso amor. Depois me disseram que eu era um personagem tão grande que não cabia no filme."
Diretora fala sobre ausência de Ney Matogrosso em filme
Quando do lançamento de Cazuza - O Tempo Não Para, em 2004, Sandra Werneck se pronunciou sobre a ausência de Ney no filme e alegou:
"Ele teria tão pouco espaço que eu não ia conseguir dar a dimensão real da relação do Cazuza e do Ney, que aparecia em apenas duas ou três cenas do filme."
O romance com Cazuza
Ney Matogrosso e Cazuza se conheceram em 1979 e tiveram um breve, mas intenso relacionamento no início dos anos 1980. O romance durou cerca de três meses. Porém, eles continuaram amigos até a morte de Cazuza, vítima de aids, em 1990.
A cinebiografia Homem com H
Essa e outras passagens da vida e obra de Ney Matogrosso estão presentes no filme Homem com H, que estreou na Netflix em 17 de junho. O filme precisou de apenas quatro dias para se tornar o mais assistido da plataforma de streaming.
Na trama, Ney é interpretado pelo ator Jesuíta Barbosa, que vem sendo muito elogiado pelo trabalho no papel.
+++ LEIA MAIS: O grande erro da produção do filme de Ney Matogrosso, segundo revista Veja
+++ LEIA MAIS: A reflexão de Ney Matogrosso sobre ter saído ileso da epidemia de aids
+++ LEIA MAIS: Por que Ney Matogrosso saiu do Secos & Molhados