System of a Down aumenta popularidade com shows no Brasil; veja músicas mais tocadas
Reprodução de músicas da banda cresceu quase 70% na plataforma Deezer, com destaque para São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte
Redação
Publicado em 13/05/2025, às 17h51
Após 10 anos desde a última passagem pelo Brasil, o System of a Down voltou ao país na turnê WAKE UP! South America Stadium Tour. A agenda incluiu uma série de cinco shows e o último deles acontece nesta quarta-feira (14), no Autódromo de Interlagos, em São Paulo.
Conhecida pela atuação explosiva, a visita da banda atraiu atenção e aumentou o consumo das músicas do grupo nas plataformas digitais. Na Deezer, o crescimento foi de 68% no dia 9 de maio (véspera da primeira apresentação) em comparação com o dia 5 do mesmo mês. As cidades que mais ouvem System of a Down são, respectivamente, São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Curitiba e Recife. Os fãs são principalmente homens na faixa etária de 26 a 35 anos.
Ver essa foto no Instagram
Nos shows, SOAD tem apresentado um repertório de 34 músicas que mistura os grandes hits com faixas mais recentes. A seguir, confira as 10 músicas da banda mais populares na Deezer e saiba como foi o show segundo a resenha da Rolling Stone.
As 10 músicas do System of a Down mais populares na Deezer
10. Radio/Video
9. Sugar
8. I-E-A-I-A-I-O
7. Lost In Hollywood
6. Hypnotize
5. B.Y.O.B.
4. Aerials
3. Lonely Day
2. Chop Suey!
1. Toxicity
Resenha RS: System of a Down faz verdadeira festa no segundo grande show em SP
Desde a última vinda ao Brasil, no Rock in Rio de 2015, System of a Down passou por alguns momentos conturbados (especialmente com declarações dos integrantes sobre novas gravações): o baterista John Dolmayanpediu publicamente o retorno da banda, o vocalista Serj Tankiantestou positivo para covid-19 logo após o grupo retornar aos palcos, Dolmayan culpou Tankian pela falta de discos novos, o cantor disse que se desligou emocionalmente do projeto, entre outros. Porém, os artistas demonstraram que conseguiram superar as diferenças, tanto criativas quanto políticas, com os dois grandes shows realizados nos dias 10 e 11 de maio, no Allianz Parque, em São Paulo.
Com ingressos disputadíssimos (todas as datas na América do Sul, com exceção do "minifestival" no Autódromo de Interlagos, esgotaram as vendas em questão de minutos), o quarteto formado por Dolmayan, Tankian, Daron Malakian (guitarra) e Shavo Odadjian (baixo) desembarcou no continente para shows na Colômbia, Peru, Chile, Argentina e Brasil.
No Brasil, após grande repercussão em Curitiba (no Estádio Couto Pereira) e Rio de Janeiro (Estádio Nilton Santos), a banda de nu metal armênio-americana chegou em São Paulo na reta final da turnê Wake Up! South America Stadium Tour.
O final de semana na capital paulista não foi lá dos melhores: temperaturas baixas e chuva predominaram. Porém, isso não foi problema algum para os integrantes do System of a Down ou para as 100 mil pessoas (50 mil no sábado, 50 mil no domingo) presentes no Allianz Parque.
Após Ego Kill Talent se apresentar às 19h30 (horário de Brasília), a banda liderada por Serj Tankian iniciou o show pontualmente às 21h, como estava marcado. A apresentação começou com "X", música presente no aclamado disco de estúdio Toxicity (2001).
Confira a resenha completa neste link.
+++LEIA MAIS: A banda clássica que arrebatou fãs em SP a poucos metros do show do System of a Down
+++LEIA MAIS: A banda de metal cujos fãs atormentaram o System of a Down em turnê