Tarja Turunen fala à RS sobre shows no Brasil, Marko Hietala e Anette Olzon
Cantora realiza sua 12ª turnê solo nacional, novamente junto de ex-parceiro de Nightwish, com direito a gravação de DVD e apresentação com orquestra
Igor Miranda (@igormirandasite)
Publicado em 18/05/2025, às 09h00
Show de Tarja Turunen no Brasil já virou evento anual, tipo Carnaval e festa junina. E enche; até por isso, a cantora finlandesa tanto nos visita. Ainda bem. A décima segunda turnê nacional da artista em carreira solo — que também veio em outras quatro ocasiões com sua antiga banda, o Nightwish, e uma com o projeto Noche Escandinava — começa neste domingo, 18, com ingressos esgotados para apresentação na Ópera de Arame, em Curitiba. A agenda continua terça-feira, 20, no Mister Rock, em Belo Horizonte; quinta, 22, no Auditório Araújo Vianna, em Porto Alegre; e sábado, 24, no Tokio Marine Hall, em São Paulo.
Os quatro compromissos são ao lado de Marko Hietala, antigo parceiro de Tarja no Nightwish e também ausente do grupo que o tornou famoso, apesar da carreira pregressa com o Tarot. A dupla já havia excursionando por aqui ano passado, mas uma parte da longa tour ficou marcada por problemas de saúde: Hietala ficou doente e não participou de um show em Porto Alegre; em Curitiba, o evento inteiro teve de ser cancelado em cima da hora porque foi a vez de Turunen passar mal. Na ocasião, ambos prometeram que retornariam — e assim o fizeram.
Desta vez, há diferenciais. A apresentação em São Paulo acontecerá junto de uma orquestra e será gravada para lançamento posterior em DVD. Além disso, em entrevista à Rolling Stone Brasil, Tarja garante que o show será “completamente diferente” em comparação ao ano passado. Sem antecipar o que está por vir, ela declarou:
“É fantástico poder voltar tão rápido depois do que aconteceu. Renovamos tudo. Não é o mesmo show. É definitivamente uma nova configuração, um novo setlist e tudo o mais. É fantástico. Teremos até uma orquestra de cordas [em São Paulo]. Fiquem animados, porque é algo absolutamente diferente — só não quero dar spoilers.”

Ainda que seja uma artista de heavy metal, Turunen tem sua carreira toda ligada à música clássica — mesmo antes de se tornar uma profissional. Com o Nightwish, misturou os dois universos, já que se trata de uma banda de “metal sinfônico”. Esta pegada foi mantida na trajetória solo da artista, iniciada após o traumático rompimento com seu antigo grupo em 2005. Mesmo assim, há um ar de novidade para ela própria na apresentação em São Paulo:
“Não é a primeira vez que faço algo assim, mas geralmente me apresento com orquestras sinfônicas na posição de cantora. Esta formação que une banda e orquestra é emocionante. É um desafio. Haverá uma orquestra diferente com músicos locais em cada país [da América Latina, visto que a turnê também passou por Argentina e irá para Chile, México e Costa Rica após o Brasil]. Todas elas estão ensaiando e estou acompanhando de perto o progresso. Depois, iremos ensaiar presencialmente. Demanda uma grande preparação, pois há muita gente no palco e pode ser caótico se você não tomar cuidado.”

Conhecendo Marko Hietala de verdade
Embora tenham trabalhado juntos entre 2001 e 2005, Tarja Turunen e Marko Hietala não se conheceram tão bem. A cantora fazia parte da banda desde sua fundação, em 1996. Hietala só se juntou ao grupo cinco anos depois, na posição de músico já reconhecido na Finlândia com o já mencionado Tarot. Além de baixista, ele assumia vocais e fazia uma dobradinha entrosada com Tarja. Havia química musical, mas nos bastidores, a comunicação entre ela e os demais colegas — Marko, o tecladista Tuomas Holopainen, o guitarrista Emppu Vuorinen e o baterista Jukka Nevalainen — era escassa.
Por isso, não surpreende quando Turunen garante estar conhecendo o antigo/atual colega somente agora. Os dois reativaram a parceria em 2023, quando cantaram juntos “The Phantom of the Opera” (do musical O Fantasma da Ópera) na Suíça, e a estenderam não apenas em turnê, como também gravando juntos a canção “Left on Mars”. Sobre o parceiro, Tarja declara:
“Ele definitivamente é um cara novo na minha vida, um novo amigo que tenho. Só gravamos dois álbuns juntos na banda, por um curto período de tempo. Não tivemos chance de nos conhecermos na época porque o grupo já estava com alguns problemas e não havia comunicação. Foi realmente difícil para mim. Eu não estava aberta nem para me aproximar dele. Agora, é diferente. Nós dois passamos por um inferno, mas nos reconectamos. E é incrível ver como ele mudou, para onde a vida o levou. Éramos crianças na época em que estávamos na banda. Vinte anos se passaram, é muito tempo.”

E esta reconexão oferecerá mais frutos além de “Left on Mars” e os shows em conjunto. Turunen conta que Hietala deve participar de seu próximo álbum de estúdio, previsto para 2026.
“Ele prometeu gravar uma música para o meu próximo álbum, que já está em produção. Preciso começar a escrever as letras das músicas, mas o instrumental está basicamente pronto. Então, já estamos começando a produção. Farei muitos shows até setembro, mês em que começo a me dedicar ao álbum. Sabe-se lá quanto tempo vai levar. Mas o lançamento está previsto para 2026, em algum momento, provavelmente no final do ano que vem.”
Brasil e… Anette Olzon
No total, Tarja Turunen acumula mais de 60 shows no Brasil, entre carreira solo, Nightwish e o projeto Noche Escandinava — sem contar as performances que vêm por aí. Enquanto era informada sobre este número pela reportagem da Rolling Stone Brasil, a cantora abria a boca, espantada. Ao fim de uma pergunta sobre a sua relação com o público local, ela declarou ter ficado “de queixo caído”.
“Tenho uma planilha com todos os shows que fiz na vida. Nem quero olhar, pois é assustador perceber o quanto já trabalhei. Mas o público brasileiro tem sido tão incrível, ano após ano. Posso voltar e mesmo assim meus fãs esperam que eu volte de novo. Recebo muito apoio do seu país. Por isso quero fazer algo especial para vocês agora, quando voltar, para fazer com que sintam a minha gratidão.”
Este mesmo Brasil é um dos maiores consumidores globais de Nightwish e da obra paralela de todos os seus atuais e ex-integrantes. Por isso, é terreno favorável, também, para uma turnê inédita em setembro onde a sucessora de Tarja na banda, Anette Olzon, revisita seu repertório construído com a mesma banda, entre 2007 e 2012.
Também durante esta entrevista, Turunen foi avisada não apenas de que Olzon havia tomado tal iniciativa, como, também, sobre um gesto amigável de sua antecessora. Ano passado, quando Tarja publicou nas redes sobre a música gravada em parceria com Marko, Anette deixou um comentário que disse: “Estou feliz de ver vocês dois juntos e tão felizes. Parabéns para vocês dois”.
Diante de tudo isso, a frontwoman original do Nightwish declarou:
“Na verdade, eu não sabia disso. É novidade para mim. Estou muito feliz por ela. Se ela estiver feliz, desejo tudo de bom para ela. Muito, muito amor. Ainda não a conheci pessoalmente, adoraria conversar com ela e dar um abraço apertado, porque nunca conversamos. Nem sabia que ela estava comentando sobre eu e o Marko fazendo música juntos novamente. Talvez eu esteja desconectada de propósito das redes por muitas vezes.”
Tarja Turunen e Marko Hietala no Brasil
*Tarja Turunen e Marko Hietala fazem quatro shows no Brasil nesta semana. A agenda começa neste domingo, 18, com ingressos esgotados para apresentação na Ópera de Arame, em Curitiba. Depois, segue por terça-feira, 20, no Mister Rock, em Belo Horizonte; quinta, 22, no Auditório Araújo Vianna, em Porto Alegre; e sábado, 24, no Tokio Marine Hall, em São Paulo. Ingressos podem ser adquiridos no site oficial da artista.
+++ LEIA MAIS: Quando o Ghost pretende vir ao Brasil, segundo Tobias Forge
+++ LEIA MAIS: Barão Vermelho fala à RS sobre show no Best of Blues and Rock, Cazuza, novidades e mais
+++ LEIA MAIS: Deep Purple fala à RS sobre show no Brasil, longevidade, Alice Cooper e Black Sabbath
+++ LEIA MAIS: Outras entrevistas conduzidas pelo jornalista Igor Miranda para a Rolling Stone Brasil
+++ Siga a Rolling Stone Brasil @rollingstonebrasil no Instagram
+++ Siga o jornalista Igor Miranda @igormirandasite no Instagram