NOTÍCIA

Bruce Springsteen critica governo Trump: 'Corrupto, incompetente e traiçoeiro'

Músico discursou contra o ex-presidente durante show na abertura da turnê europeia

Aline Carlin Cordaro (@linecarlin)

Publicado em 15/05/2025, às 18h15
Bruce Springsteen (Foto: Shirlaine Forrest/Getty Images)
Bruce Springsteen (Foto: Shirlaine Forrest/Getty Images)

Bruce Springsteen criticou o governo do ex-presidente Donald Trump durante o show de abertura de sua turnê europeia, realizado na quarta-feira, 14 de maio de 2025, em Manchester, Inglaterra. Ao lado da E Street Band, o cantor afirmou que os Estados Unidos estão "nas mãos de uma administração corrupta, incompetente e traiçoeira".

O posicionamento político de Springsteensobre Trump ganhou força ao longo dos anos. Em entrevista de capa à Varietyem 2017, o músico explicou seu receio inicial em se manifestar politicamente:

"Se você ler Charles Blow no The New York Times, ele carrega a bandeira muito bem. Sou ambivalente quanto a subir em um palanque. Ainda acredito que as pessoas fundamentalmente vêm à música para se entreter — sim, para abordar preocupações diárias e também temas políticos, e acredito que a música pode fazer isso bem. Mas ainda acredito, fundamentalmente, que é um assunto do coração".

Ainda que tenha mantido certa cautela no início da administração Trump, Springsteen passou a expressar suas opiniões de maneira mais incisiva ao longo da segunda metade da década. Durante sua residência na Broadway, no final dos anos 2010, intensificou suas críticas. Em 2024, já em comícios a favor da então candidata democrata à presidência, Kamala Harris, ele declarou durante uma apresentação: "Ela está concorrendo para ser a 47ª presidente dos Estados Unidos. Donald Trump está concorrendo para ser um tirano americano. Ele não entende este país, sua história ou o que significa ser profundamente americano. E é por isso que, no dia 5 de novembro, estou votando em Kamala Harris e Tim Walz. Peço a todos vocês que acreditam no jeito americano que se juntem a mim".

No primeiro show da turnê europeia em 2025, Springsteen voltou a abordar o tema, discursando para o público em Manchester:

"A poderosa E Street Band está aqui esta noite para invocar o poder justo da arte, da música e do rock 'n' roll em tempos perigosos. Na minha casa, a América que amo, a América sobre a qual escrevi, que tem sido um farol de esperança e liberdade por 250 anos, está atualmente nas mãos de uma administração corrupta, incompetente e traiçoeira. Esta noite, pedimos a todos que acreditam na democracia e no melhor do nosso experimento americano que se levantem conosco, ergam suas vozes contra o autoritarismo e deixem a liberdade soar!"